Metodologia e Investigação em Saúde

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[ms_accordion_item title=”Docentes” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Luís Filipe Ribeiro de Azevedo

Benardo Manuel de Sousa Pinto

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Português – Suitable for English-speaking students

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A Investigação em Saúde tem como objectivo responder a questões no âmbito da medicina clínica e da saúde das populações, contribuindo assim para o conhecimento e a tomada de decisão. As questões abordadas nesta área dizem respeito ao estudo do diagnóstico, tratamento, prognóstico, etiologia e prevenção da doença e ao estudo da frequência de fenómenos e entidades associadas.

A compreensão dos fundamentos da metodologia científica e o desenvolvimento de um conjunto de competências básicas torna-se, neste contexto, essencial à realização de um trabalho de investigação de qualidade.

No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: (1) planificar um trabalho de investigação em saúde (2) avaliar críticamente os resultados de trabalhos de investigação em saúde, em particular, no âmbito da sua aplicação à tomada de decisão.
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[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: (1) planificar um trabalho de investigação em saúde (2) avaliar críticamente os resultados de trabalhos de investigação em saúde, em particular, no âmbito da sua aplicação à tomada de decisão.
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[ms_accordion_item title=”Modo de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presencial
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Não aplicável.
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[ms_accordion_item title=”Programa” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Método científico e sua aplicação à área da saúde;

Abordagem faseada à concretização de um trabalho de investigação em saúde;

Formulação da questão;

Desenho de estudos: Definições e classificação; Estudos experimentais – ensaios clínicos; Estudos observacionais; estudos de testes diagnósticos;

Medidas de frequência, associação e impacto;

Precisão, validade, erros aleatórios e erros sistemáticos: Precisão e reprodutibilidade de medidas e de esimativas; Vieses de selecção; Vieses de Informação; Confundimento e Modificação de efeito (interacção); Inferência causal, Métodos modernos de abordagem à inferência causal – Representações gráficas (DAGs), Modelos contrafactuais de causalidade, Modelos estruturais marginais, Propensity scores, Variáveis instrumentais, Randomização mendeliana;

Seleção de participantes;

Teoria fundamental da amostragem e determinação do tamanho da amostra: Viéses na seleção de participantes;

Seleção dos métodos e instrumentos para a recolha de dados: Reprodutibilidade e validade de instrumentos de medida; Desenho e validação de questionários e escalas de medição; Viéses na recolha de dados;

Recolha, processamento e análise de dados.

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[ms_accordion_item title=”Bibliografia Obrigatória” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Zomer, E., Owen, A., Magliano, D. J. & Liew, D. ; The effectiveness and cost effectiveness of dark chocolate consumption as prevention therapy in people at high risk of cardiovascular disease: best case scenario analysis using a Markov model, BMJ, 344:e3657 , 2012
Inzucchi, S. E., Lipska, K. J., Mayo, H., Bailey, C. J. & McGuire, D. K; Metformin in Patients With Type 2 Diabetes and Kidney Disease A Systematic Review, JAMA, 312(24), 2668-2675, 2014
Bibbins-Domingo, K. et al. ; Projected Effect of Dietary Salt Reductions on Future Cardiovascular Disease. , NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE. 362(7):590-599 , 2010
Zoungas, S., et al ; Follow-up of Blood-Pressure Lowering and Glucose Control in Type 2 Diabetes., NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE. 371(15), 1392-1406 , 2014
Gosmanova, E.O., et al ; Association of Medical Treatment Nonadherence With AllCause Mortality in Newly Treated Hypertensive US veterans, Hypertension. 64(5), 951-7. doi: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.114.03805, 2014
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[ms_accordion_item title=”Métodos de ensino e atividades de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Aulas teóricas, teórico-praticas e orientação tutorial.

Será usada uma plataforma de e-learning para suportar as aulas teóricas e práticas desta unidade curricular.

A avaliação desta unidade curricular terá uma componente prática, através da realização de um trabalho prático, e um exame final, com ponderação de 20% e 80% da nota final, respetivamente. O exame final que versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) questões de desenvolvimento. O exame terá a duração de 90 minutos.
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[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída com exame final
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[ms_accordion_item title=”Obtenção de fequência” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presença em 75% das aulas.
Para obter aprovação na UC será exigida uma nota mínima de 9,5 valores na nota final (80% Exame + 20% Trabalhos práticos).
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[ms_accordion_item title=”Fórmula de cálculo da classificação final” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A avaliação desta unidade curricular terá uma componente prática, através da realização de um trabalho prático, e um exame final, com ponderação de 20% e 80% da nota final, respetivamente. O exame final que versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) questões de desenvolvimento. O exame terá a duração de 120 minutos.
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[ms_accordion_item title=”Provas e trabalhos especiais” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Ao longo desta UC o estudante deverá completar um conjunto de exercícios práticos que fazem parte da avaliação prática da UC.
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[ms_accordion_item title=”Avaliação especial (TE, DA, …)” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
As avaliações especiais possíveis nesta unidade curricular incluem as situações habituais, nomeadamente, para estudantes com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigentes associativos.
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