Investigação qualitativa

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[ms_accordion_item title=”Docentes” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Luís Filipe Ribeiro de Azevedo

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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Língua de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Português – Suitable for English-speaking students

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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A investigação qualitativa utiliza uma abordagem interpretativa, naturalista e holística do mundo. Os seus objetos de estudo são os valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões dos indivíduos, no seu contexto social. Nesta área, os objetos e questões são abordados no seu contexto natural, tentando compreender-se ou interpretar-se os fenómenos em estudo relativamente ao significado que os indivíduos lhes dão.
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[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:

Descrever os fundamentos históricos e teóricos dos métodos de investigação qualitativa;

Explicar o âmbito e alcance dos métodos de investigação qualitativa na área da saúde;

Caracterizar as principais abordagens metodológicas em investigação qualitativa;

Efetuar desenho de estudos, amostragem e recolha de dados em investigação qualitativa;

Implementar métodos de análise de dados qualitativos.;

Aplicar os conceitos de generalização, validade, reprodutibilidade e precisão em investigação qualitativa.
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[ms_accordion_item title=”Modo de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presencial
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Não aplicável.
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[ms_accordion_item title=”Programa” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Fundações históricas e teóricas dos métodos de investigação qualitativa.

Âmbito e alcance dos métodos de investigação qualitativa na área da saúde.

Abordagens metodológicas em investigação qualitativa.

Desenho de estudos, amostragem e recolha de dados em investigação qualitativa.

Métodos de análise de dados qualitativos.

Generalização, validade, reprodutibilidade e precisão em investigação qualitativa.
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Métodos de ensino e atividades de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Exposição teórica de cada tópico;

Exercicios práticos individuais e em grupo

Análise crítica;

Utilização de uma plataforma de e-learning

Avaliação: teste teórico de resposta múltipla (50%) e apresentação de um trabalho (50%).
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída sem exame final
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Obtenção de frequência” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presença em 75% das aulas.
Para obter aprovação na UC será exigida uma nota mínima de 9,5 valores na nota final (50% Exame + 50% Trabalhos práticos).
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Fórmula de cálculo da classificação final” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação: teste teórico de resposta múltipla (50%) e apresentação de um trabalho (50%).
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia Obrigatória” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Green, J. & Thorogood, N. ; Qualitative Methods for Health Research (3rd Edition, Sage Publications, 2014
Merriam S. B. ; Qualitative research: a guide to design and implementation, John Wiley & Son, 2009
Goertz G., Mahoney J. ; A Tale of Two Cultures: Qualitative and Quantitative Research in the Social Sciences, Princeton University Press, 2012
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