Investigação em Serviços de Saúde

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[ms_accordion_item title=”Docentes” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

João de almeida Lopes da Fonseca

Cristina Isabel Oliveira Jácome

José Alberto da Silva Freitas

Francisco Nuno Rocha Gonçalves

Manuel José Ferreira de Magalhães

Fernando Manuel Ferreira Araujo

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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Língua de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Português – Suitable for English-speaking students

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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Descrever as principais características e âmbito da Investigação em Serviços de Saúde (ISS)

Enumerar as áreas temáticas de ISS

Descrever as relações entre ISS e outros tipos de investigação

Resumir as características dos principais métodos de investigação em ISS e identificar situações em que são úteis

Identificar os fatores de qualidade em saúde e da sua avaliação

Identificar categorias de fontes de dados secundários

Examinar as forças e fraquezas da análise de dados secundários

Distinguir desenhos de estudo experimental e quase-experimental e dar exemplos

Reconhecer os tipos de estudos por questionário

Descrever conceitos de medição e como melhorar os seus processos

Descrever as propriedades psicométricas de um instrumento de medição

Localizar fontes de dados secundários

Rever e criticar artigos científicos de ISS

Aplicar a teoria da medição no planeamento de instrumentos de recolha de dados

Usar ferramentas básicas de qualidade

Escrever um relatório de revisão por pares

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[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

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[ms_accordion_item title=”Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Nao aplicável
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[ms_accordion_item title=”Modo de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presencial
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação de Tecnologias em Saúde – definições e enquadramento.

Definição e enquadramento de ISS
Investigação na organização e prestação de cuidados
Avaliação de efetividade

Uso inadequado de intervenções e recursos em Saúde
Tradução da evidência para a prática clínica – métodos de implementação. Desenvolvimento de guidelines
Avaliação das necessidades e preferências dos doentes.
Intervenções baseadas no doente, profissional, organização, população
Avaliação do acesso, eficiência e segurança da prestação de cuidados
Qualidade dos cuidados de saúde – métodos para melhoria contínua e auditoria clínica
Conceitos de sistemas de saúde, modelos de financiamento e das políticas de alocação de recursos.
Avaliação de resultados

Medição em saúde e em cuidados de saúde
Instrumentos de medida padronizados

Resultados reportados pelos doentes (ex. qualidade de vida) e experiência do doente (ex. satisfação do doente)
Medição sistemática dos resultados em saúde – registros de doenças, sistemas de vigilância epidemiológica, bases de dados clinico-administrativas

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[ms_accordion_item title=”Obtenção de Frequência” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Participação presencial.

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[ms_accordion_item title=”Fórmula de cálculo da classificação final” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Apresentação oral de uma revisão de um artigo na área de ISS (30%);

Relatório individual de revisão por pares de uma das apresentações (30%);

Teste escrito (20%);

Participação do estudante nas aulas da unidade curricular (20%).

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[ms_accordion_item title=”Provas e trabalhos finais” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Ao longo desta UC o estudante deverá completar um conjunto de exercícios práticos que fazem parte da avaliação prática da UC.

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[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída sem exame final
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Leiyu Shi; Health Services Research Methods, 2nd Edition, Thomson Delmar Learning, 2008. ISBN: 978-1-4283-5229-2.
Forrest CB, Martin DP, Holve E, Millman A; Health services research doctoral core competencies, BMC health services research;9:107., 2009
Guyatt GH, Oxman AD, Vist GE, Kunz R, Falck-Ytter Y, Alonso-Coello P, Schünemann HJ; GRADE Working Group. ; GRADE: an emerging consensus on rating quality of evidence and strength of recommendations., British Medical Journal 2008;336(7650):924-6.
Institute of Medicine, Committee on Quality of Healthcare in America. ; Crossing the Quality Chasm: A New Health System for the 21st Century, National Academy Press, 2001
Lohr KN, Steinwachs DM; Health services research: an evolving definition of the field, Health services research 2002;37(1):7-9.
Scott I, Campbell D. ; Health services research: what is it and what does it offer? , Internal Medicine Journal 2002;32(3):91-99
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