Estudos de síntese

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Docentes” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Bernardo Manuel De Sousa Pinto

Luís Filipe Ribeiro de Azevedo

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Língua de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Português – Suitable for English-speaking students

[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Os estudos de síntese de evidência, nomeadamente as revisões sistemáticas e estudos de metanálise, surgiram para dar resposta à acumulação massiva e crescente de evidência científica de tipo e qualidade diversos sobre questões específicas, e têm um duplo objetivo de síntese da evidência e de análise e explicação da heterogeneidade encontrada. Esta UC pretende abordar as questões metodológicas e práticas essenciais envolvidas na realização de um estudo de síntese de evidência na área específica da investigação em saúde.
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
No fim desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: definir adequadamente questões de investigação neste contexto; efetuar pesquisas bibliográficas adequadas; selecionar e avaliar a qualidade dos estudos incluídos; efetuar a extração e processamento dos dados dos estudos incluídos; compreender e aplicar as metodologias de análise estatística apropriadas às revisões sistemáticas e estudos de meta-análise; redigir e analisar criticamente este tipo de estudos
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Modo de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presencial
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Programa” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Introdução à Investigação Clínica e à Medicina Baseada na Evidência.

Estudos de Síntese de Evidência – Introdução e Definições.

Revisões Sistemáticas e Metanálise – Fases Operacionais.

Formulação da Questão. Pesquisa da Evidência.

Seleção de Estudos.

Extração e Processamento de Dados.

Avaliação de Qualidade dos Estudos.

Análise Estatística em Estudos de Síntese de Evidência.

Heterogeneidade – Deteção e Tratamento.

Viéses em Estudos de Síntese de Evidência.

Preparação do Protocolo de uma Revisão Sistemática e Metanálise.

Divulgação de Resultados – Preparação e Redação de Revisões Sistemáticas e Metanálise.
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Software” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Software Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 5.4, The Cochrane Collaboration, 2020. Available at https://training.cochrane.org/online-learning/core-software-cochrane-reviews/revman
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída sem exame final
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Obtenção de frequência” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presença em 75% das aulas.
Para obter aprovação na UC será exigida uma nota mínima de 9,5 valores na nota final (70% Exame + 30% Trabalhos práticos).
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Fórmula de cálculo da classificação final
” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A unidade curricular terá a sua avaliação resultante fundamentalmente da realização de um teste teórico (70%) e apresentação de um trabalho (30%).
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Provas e trabalhos especiais” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Ao longo desta UC o estudante deverá completar um conjunto de exercícios práticos que fazem parte da avaliação prática da UC.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Avaliação especial (TE, DA, …)” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
As avaliações especiais possíveis nesta unidade curricular incluem as situações habituais, nomeadamente, para estudantes com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigentes associativos.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Bibliografia Obrigatória” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors); Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.0 (updated July 2019). Cochrane, 2019. Available from www.training.cochrane.org/handbook, John Wiley & Sons Ltd., 2019. ISBN: 9781119536659
Sutton, A. J., Abrams, K.R., Jones, D. R., Sheldon, T. A. & Song, F.; Methods for Meta-analysis in Medical Research, John Wiley & Sons, Ltd., 2000
Borenstein, M., Hedges, L.V., Higgins, J.P.T., & Rothstein, H.R. ; Introduction to Meta-Analysis. , : John Wiley & Sons., 2009
Welton, N.J., Sutton, A.J., Cooper, N., Abrams, K.R., & Ades, A.E. ; Evidence Synthesis for Decision Making in Healthcare. , Wiley-Blackwell, 2012
Petitti, D.B. ; ). Meta-Analysis, Decision Analysis, and Cost-Effectiveness Analysis: Methods for Quantitative Synthesis in Medicine (2nd Ed). , New York: Oxford University Press, 2000
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]