Estudos de custo-efetividade e análise de Decisão em Saúde

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[ms_accordion_item title=”Docentes” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Ana Margarida Barbosa Ribeiro Pereira

Luís Filipe Ribeiro De Azevedo

Bernardo Manuel de Sousa Pinto

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Português – Suitable for English-speaking students

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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

A análise de decisão e os estudos de custo-efetividade na área da saúde têm como objetivo responder a questões relacionadas com a evidência aplicada e com o processo e tecnologias envolvidas na tomada de decisão nos vários contextos da prática clínica, nomeadamente, diagnóstico, tratamento, prevenção e prognóstico.

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[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Explicar o conceito e enquadramento da avaliação de tecnologias em saúde

Descrever as metodologias e abordagens mais relevantes para a avaliação de tecnologias em saúde

Avaliar tecnologias utilizadas na prevenção, rastreio, diagnóstico, tratamento, gestão e prognóstico da doença

Efetuar revisões sistemáticas e meta-análise no âmbito concreto de avaliação de tecnologias

Avaliar tecnologias do ponto de vista económico, tendo em conta a sua eficiência, definida pelas metodologias habituais de avaliação económica (análise de custo-benefício, análise de custo-efetividade e análise de custo-utilidade)

Conhecer e aplicar os princípios básicos da valorização de resultados em avaliação de tecnologias, através dos conceitos de preferências e utilidades e medidas como os QALYs

Conhecer e aplicar os princípios básicos da análise de decisão – formalização, modelação e quantificação do processo de tomada de decisão – na Avaliação de Tecnologias em Saúde

Tomar decisões em avaliação de tecnologias, tendo em conta questões sociais e éticas

Analisar as implicações da Avaliação de Tecnologias em Saúde na disseminação de tecnologias, na prática clínica, na definição de custos e em investigação

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[ms_accordion_item title=”Modo de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Presencial

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[ms_accordion_item title=”Pré-Requisitos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Não aplicável

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Avaliação de Tecnologias em Saúde – definições e enquadramento.

Metodologias para a avaliação de tecnologias.

Avaliação de tecnologias utilizadas na prevenção, rastreio, diagnóstico, tratamento, gestão e prognóstico da doença.

Metodologia de síntese de evidência: Revisões sistemáticas e metanálise.

Metodologias de avaliação económica das tecnologias: estudos de custo-efetividade, custo-utilidade e custo-benefício.

Avaliação e medição de custos: tipos e classificações de custos; medição de custos (identificação, medição da quantidade de recursos, valorização).

Valorização de resultados em análise de decisão – Preferências e utilidades: métodos directos e indirectos de medição de preferências e utilidades; QALYs e outras medidas combinadas.

Análise de decisão – formalização, modelação e quantificação do processo de tomada de decisão na Avaliação de Tecnologias em Saúde: formalização e representação do problema; construção e interpretação de árvores de decisão; análise quantitativa de uma árvore de decisão; exploração das várias fontes de heterogeneidade e incerteza em análise de decisão.

Questões sociais e éticas na avaliação de tecnologias: valorização de resultados.

Implicações da Avaliação de Tecnologias em Saúde na disseminação de tecnologias, na prática clínica, na definição de custos e em investigação.

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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Exposição teórica de cada tópico descrito para a unidade curricular;

Revisão da literatura

Discussão em grupo

Realização individual e em grupo de exercícios

Utilização de uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino dos topicos lecionados na unidade curricular.
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[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Avaliação distribuída sem exame final

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[ms_accordion_item title=”Software” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

TreeAge Pro 2020, R2. TreeAge Software, Williamstown, MA; software available at http://www.treeage.com.

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[ms_accordion_item title=”Obtenção de frequência” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Presença em 75% das aulas.
Para obter aprovação na UC será exigida uma nota mínima de 9,5 valores na nota final (70% Exame + 30% Trabalhos práticos).

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[ms_accordion_item title=”Fórmula de cálculo da classificação Final” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Avaliação distribuida com exame final. A avaliação será realizada com recurso a trabalhos escritos (30%) e a um exame final (70%).

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[ms_accordion_item title=”Provas e trabalhos especiais” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Ao longo desta UC o estudante deverá completar um conjunto de exercícios práticos que fazem parte da avaliação prática da UC.

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[ms_accordion_item title=”Avaliação especial (TE, DA,…)” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

As avaliações especiais possíveis nesta unidade curricular incluem as situações habituais, nomeadamente, para estudantes com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigentes associativos.

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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Hunink M.G.M., Glasziou, P., Siegel, J., Weeks, J., Pliskin. J., Elstein, A.. & Weinstein, M . ; Decision making in health and medicine : integrating evidence and values.(2nd ed)., Cambridge ; New York: Cambridge University Press, 2014
Sox, H.C., Higgins, M.C., & Owens, D.K. ; Medical Decision Making (2nd Ed). , Chichester: Wiley-Blackwell, 2013
Welton, N.J., Sutton, A.J., Cooper, N., Abrams, K.R., & Ades, A.E. ; ). Evidence Synthesis for Decision Making in Healthcare, Chichester: Wiley-Blackwell, 2012
Drummond, M.F., Sculpher, M.J., Claxton, K., Stoddart, G.L., & Torrance, G.W. ; Methods for the economic evaluation of health care programmes (4rd ed)., Oxford ; New York: Oxford University Press, 2015
Brazier, J., Ratcliffe, J., Tsuchiya, A., & Salomon, J. ; Measuring and Valuing Health Benefits for Economic Evaluation, Oxford: Oxford University Press, 2007
Briggs, A; Decision Modelling for Health Economic Evaluation, Oxford: Oxford University Press, 2006
Petitti, D.B. ; Meta-Analysis, Decision Analysis, and Cost-Effectiveness Analysis: Methods for Quantitative Synthesis in Medicine (2nd Ed). , New York: Oxford University Press, 2000

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