Comunicação e Publicação Científica

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[ms_accordion_item title=”Docentes” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Tiago António Queiros Jacinto

João de Almeida Lopes da Fonseca

Ana Isabel Alves de Sá e Sousa

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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Língua de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Português – Suitable for English-speaking students

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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
– Explicar os fundamentos da comunicação e divulgação em ciência;

– Descrever os principais formatos de comunicação, divulgação e publicação científicas na área da saúde;

– Caracterizar o artigo científico;

– Descrever o processo editorial;

– Explicar a contribuição do processo de avaliação pelos pares para a garantia da qualidade da investigação científica;

– Elaborar artigos científicos, sumários (abstracts), comunicações orais, posters e protocolos de investigação;

– Descrever os critérios fundamentais de organização, estruturação e escrita de uma tese de mestrado e de doutoramento;

– Apresentar comunicações orais;

– Elaborar slides e posters.
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[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Esta unidade curricular pretende formar os estudantes na interpretação e elaboração de técnicas de comunicação e publicação científica, incluindo formatação geral de artigos científicos, apresentações orais e posters científicos, criação de tabelas e figuras e metodologia de publicação científica.
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[ms_accordion_item title=”Modo de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
À distância
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
– Fundamentos da comunicação e divulgação em ciência;

– Formatos de comunicação, divulgação e publicação científicas na área da saúde;

– O artigo científico e o processo editorial;

– Processo de avaliação pelos pares como garante da qualidade da investigação científica;

– Organização, estruturação e escrita do artigo científico;

– Organização, estruturação e escrita de um sumário (abstract);

– Questões fundamentais de linguagem e estilo em divulgação científica;

– Apresentação de gráficos e tabelas;

– Referências e software de gestão de referências;

– Revisões e correções;

– Organização, estruturação e escrita de um protocolo de investigação;

– Organização, estruturação e escrita de uma tese de Mestrado;

– Organização, estruturação e escrita de uma tese de Doutoramento;

– Comunicações orais; – Iconografia e formatos visuais de comunicação

– Slides e Poster.
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Exposição teórica; Método demonstrativo;

Trabalhos individuais; Utilização de uma plataforma de e-learning;

Metodologia de avaliação: Apresentação oral de um projeto de investigação em formato “pitch” de 3 minutos (100%);
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[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída sem exame final
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Zomer, E., Owen, A., Magliano, D. J. & Liew, D. ; The effectiveness and cost effectiveness of dark chocolate consumption as prevention therapy in people at high risk of cardiovascular disease: best case scenario analysis using a Markov model, BMJ, 344:e3657 , 2012
Inzucchi, S. E., Lipska, K. J., Mayo, H., Bailey, C. J. & McGuire, D. K; Metformin in Patients With Type 2 Diabetes and Kidney Disease A Systematic Review, JAMA, 312(24), 2668-2675, 2014
Bibbins-Domingo, K. et al. ; Projected Effect of Dietary Salt Reductions on Future Cardiovascular Disease. , NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE. 362(7):590-599 , 2010
Zoungas, S., et al ; Follow-up of Blood-Pressure Lowering and Glucose Control in Type 2 Diabetes., NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE. 371(15), 1392-1406 , 2014
Gosmanova, E.O., et al ; Association of Medical Treatment Nonadherence With AllCause Mortality in Newly Treated Hypertensive US veterans, Hypertension. 64(5), 951-7. doi: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.114.03805, 2014
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