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[ms_accordion_item title=”Docentes” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Sérgio Manuel Moreira Sampaio
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Língua de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Português – Suitable for English-speaking students
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Área de investigação que tem como objeto o indivíduo doente e tem como objetivo responder a questões no âmbito da medicina clínica e auxiliar a decisão clínica. As questões abordadas nesta área dizem respeito ao estudo do diagnóstico, tratamento, prognóstico e etiologia da doença e ao estudo da frequência de fenómenos e entidades associados à saúde.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
Explicar o conceito de investigação na perspetiva do clínico.
Formular questões clínicas.
Caracterizar estudos de Risco/Etiologia, testes diagnósticos, estudos sobre tratamento, prevenção e prognóstico e estudos de síntese de evidência .
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[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
–
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[ms_accordion_item title=”Modo de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presencial
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A investigação na perspetiva do clínico.
Formulação de questões clínicas.
Estudos sobre Risco/Etiologia. Estudos sobre Testes Diagnósticos.
Estudos sobre Tratamento.
Estudos sobre Prevenção.
Estudos sobre Prognóstico.
• Estudos de Síntese de Evidência – Revisões Sistemáticas e Metanálise.
Salientamos que as UCs de Projeto de Tese de Doutoramento I, II funcionam de forma autónoma. No entanto, existe uma sedimentação realizada de forma sequencial e progressiva dos conhecimentos, aptidões e competências adquiridos em cada uma das UC
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Após a exposição teórica de cada tópico descrito para a UChaverá lugar à criação de grupos de trabalho prático e análise crítica e à realização individual de exercícios, utilizando fundamentalmente uma plataforma de e-learning optimizada para o ensino da disciplina. Esta distribuição cumprirá a distribuição horária. A disciplina terá a sua avaliação resultante fundamentalmente da realização de um teste teórico (50%) e apresentação de um trabalho (50%).
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[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída sem exame final
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[ms_accordion_item title=”Obtenção de frequência” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presença em 75% das aulas
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[ms_accordion_item title=”Fórmula de cálculo da classificação final” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A disciplina terá a sua avaliação resultante fundamentalmente da realização de um teste teórico (50%) e apresentação de um trabalho (50%).
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Page, P., Carr, J., Eardley, W., Chadwick, D. & Porter, K. ; An Introduction to Clinical Research, Oxford University Press, 2012
Hulley, S.B., et al. ; Designing Clinical Research(4rd edition, Lippincott Williams and Wilkins, 2013
Guyatt G., Rennie D., O’Meade M., Cook D. J. ; User’s guide to the medical literature: a manual for evidence-based clinical practice (2nd edition), The McGraw-Hill Companies, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
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