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[ms_accordion_item title=”Docentes” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Matilde Filipa Monteiro Soares
Luís Filipe Ribeiro de Azevedo
Pedro Pereira Rodrigues
Mário Jorge Dinis Ribeiro
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Língua de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Português – Suitable for English-speaking students
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[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Descrever o conceito e enquadramento da decisão em saúde e em investigação biomédica, de acordo com o objeto de investigação;
Descrever a estrutura básica da decisão em saúde;
Realizar uma abordagem faseada da decisão em saúde;
Identificar opções e alternativas;
Integrar a evidência no processo de análise de decisão
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[ms_accordion_item title=”Modo de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presencial
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Programa” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Decisão em saúde e em investigação biomédica de acordo com o objeto de investigação – Definição e enquadramento: na avaliação de tecnologias, na investigação em serviços de saúde, na investigação clínica.
Abordagem faseada e estrutura básica da decisão em saúde: identificação e formulação do problema e objetivos, identificação e modelação das alternativas e suas consequências de acordo com a melhor evidência disponível, integração, análise e valorização (arvores de decisão e folhas de balanço clínico) e noções básicas de probabilidade em análise de decisão.
Identificação das opções ou alternativas.
Integração da evidência no processo de análise de decisão: análise crítica e interpretação de estudos de avaliação de testes diagnósticos, de prognóstico e de intervenção terapêutica.
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[ms_accordion_item title=”Métodos de ensino e atividades de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Exposição teórica de cada tópico descrito para a unidade curricular;
Revisão da literatura;
Resolução individual e em grupo de exercícios praticos;
Discussão em grupo;
Utilização de uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino dos topicos lecionados na unidade curricular.
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[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída com exame final
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[ms_accordion_item title=”Obtenção de frequência” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presença em 75% das aulas.
Para obter aprovação na UC será exigida uma nota mínima de 9,5 valores na nota final (50% Exame + 50% Trabalhos práticos).
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[ms_accordion_item title=”Fórmula de cálculo da classificação final” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuida com exame final. A avaliação será realizada com recurso a exercícios práticos (50%) e a um exame final (50%).
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia Origatória” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Glasziou, P. Hunink, M. Siegel, J. Weeks, J. Pliskin, J. Elstein & A. Weinstein, M. ; Decision making in health and medicine. Integrating evidence and values. , Cambridge: Cambridge University Press, 2006
Straus, S.E., Glasziou, P., Richardson, W.S., & Haynes, R.B. ; Evidence-Based Medicine: How to Practice and Teach It (4th Edition). , Edinburgh: Churchill Livingstone., 2010
Harris, M., Taylor, G., & Jackson, D.; Clinical Evidence Made Easy: The basics of evidence-based medicine. , Banbury: Scion Publishing Ltd., 2014
Fletcher, R. H., Fletcher, S.W., & Fletcher, G. S.; Clinical Epidemiology: The Essentials (5th Edition). , Philadelphia : Lippincott Williams & Wilkins, 2014
Haynes, R.B., Sackett, D.L., Guyatt, G.H., & Tugwell, P.; Clinical epidemiology: how to do clinical practice research (3rd edition). , Philadelphia : Lippincott Williams & Wilkins, 2006
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