Estudo de etiologia, risco e prognostico

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[ms_accordion_item title=”Docentes” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Matilde Filipa Monteiro Soares

Claudia Camila Rodrigues Pereira Dias

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Português – Suitable for English-speaking students

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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Descrever os conceitos gerais de etiologia, risco e prognóstico,
Descrever os diferentes tipos de estudos e as suas limitações inerentes,
Descrever as diferentes formas de apresentação de resultados e a análise da sua importância,
Descrever e aplicar as diferentes formas de desenvolver modelos multivariados

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[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Ser capaz de perceber a diferença entre etiologia, risco e prognóstico,
Saber identificar o melhor tipo de estudo para responder a uma questão clínica de etiologia, risco e prognóstico,
Saber apresentar e interpretar resultados,
Saber analisar, escolher e aplicar diferentes métodos para o desenvolvimento de modelos multivariados

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[ms_accordion_item title=”Modo de trabalho” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Presencial
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Conceitos gerais de etiologia, risco e prognóstico;
Análise da validade dos estudos relacionados,
Análise da importância dos resultados,
Desenvolvimento de modelos multivariados através de diferentes técnicas

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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

As aulas serão teórico-práticas com a exposição de conhecimento teórico e a sua aplicação prática através de exercícios baseados em cenários reais.

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[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída sem exame final
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[ms_accordion_item title=”Obtenção de frequência” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Presença Superior ou igual a 75% das aulas

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[ms_accordion_item title=”Fórmula de cálculo da classificação final” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

A avaliação será realizada tendo em consideração os seguintes componentes:

  • Trabalho prático (60%)
  • Exame final (40%)

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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Book of Why; Judea Pearl
Critical Appraisal; Crombie I
Research Methodology. A step-by-step for beginners; Kumar R
Interpreting the medical literature; Gehlbach S
How to read a paper. The basics of evidence based medicine; Greenhalgh T

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